terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Atividade física X saúde do homem




   Apesar dos benefícios comprovados, muitos homens acabam se tornando sedentários em função da rotina do trabalho, o que favorece o aumento de peso e o aparecimento de algumas doenças.
   A prática regular de atividades físicas contribui para a prevenção de doenças cardíacas como a hipertensão – uma das que mais afetam os homens e que pode provocar disfunção erétil, infarto e acidente vascular cerebral (AVC), pois promove o fortalecimento do músculo cardíaco, melhoria da circulação e também aumento dos níveis de HDL (colesterol bom) e diminuição dos níveis de LDL (colesterol ruim).
   Além disso, há redução da gordura corporal, também relacionada com níveis elevados de pressão arterial. Reduzindo a gordura corporal, os exercícios ajudam a prevenir e controlar essa forma da doença.
    Especialmente para os homens, a redução da gordura corporal também influencia na ação do hormônio masculino, trazendo maior disposição, libido e até melhora no desempenho sexual. Este fator ajuda a aumentar a massa muscular, provocando maior consumo de calorias pelo organismo e resultando na melhoria da forma física.
   Além de praticar exercícios físicos regularmente, é indispensável o cuidado com a alimentação, aumentando o consumo de fibras, vegetais e frutas e reduzindo a ingestão de gordura animal. Quando aliadas, estas atitudes podem diminuir o risco do desenvolvimento de câncer de próstata, o tumor mais comum em homens e que tem risco aumentado após os 40 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário