Por conta disso, a expectativa de vida dos brasileiros e de toda a população em geral vem crescendo a cada ano e cada vez mais pessoas estão se conscientizando sobre o quanto é importante à melhora da qualidade de vida.
Para se ter uma velhice saudável devemos ter em mente que isso só é possível através da adoção de hábitos saudáveis que devemos adotar no presente, por isso, uma boa alimentação, o abandono de vícios, a prática regular de exercícios físicos e um bom convívio familiar e profissional, resultam não em uma boa qualidade de vida, mas também na longevidade.
Mas, como sabemos, os exercícios físicos são extremamente importantes em qualquer fase da vida, entretanto, na terceira idade eles passam a ser essenciais, não somente pelos benefícios físicos, mas também para manter o bem estar, a autoestima e a sociabilidade dos idosos.
Entre os principais benefícios da prática de exercício físico traz a saúde temos: melhora na capacidade aeróbica, melhora da coordenação motora, evita o surgimento de diabetes, reduz os riscos do aparecimento da osteoporose, diminuição da ansiedade, fortalecimento dos músculos reduzindo as dores provenientes de doenças como tendinite, bursite, artrite, doenças da coluna e artrose, diminui os riscos de doenças cardiovasculares, aumenta a força muscular, proporciona maior energia e disposição, aumenta o equilíbrio e a flexibilidade do corpo, melhora da autoestima, aumenta a sensação de bem estar, facilita a adaptação dos nossos hábitos.
Os exercícios mais indicados para as pessoas da terceira idade são: caminhada, yoga, pilates, alongamentos, exercícios com peso, natação e hidroginástica. Mas, antes de iniciar qualquer tipo de atividade física é necessário que se faça uma visita ao seu médico, pois somente ele poderá lhe orientar quanto ao programa de atividades físicas mais adequadas para o seu caso, buscando sempre a prática de uma atividade física que esteja de acordo com as suas restrições e características.
Nenhum comentário:
Postar um comentário